Páginas

domingo, 27 de janeiro de 2013

Comece por voce


A organização pessoal reflete um estado mental, precisamos querer estar bem para conquistá-la. Aprender a se organizar exige flexibilidade, esforço e dedicação. Manter-se organizado requer disciplina e motivação constantes. Reavaliar princípios e valores, predispor-se a romper o ciclo vicioso de velhos hábitos é fundamental. "Não são os objetos guardados que emperram sua vida, mas o significado da atitude de guardar".

Somos seres essencialmente emocionais e estamos o tempo todo recebendo estímulos externos que influenciam nosso comportamento. Pessoas e ambientes aos quais nos expomos moldam grande parte das nossas atitudes. Certos "vícios" trazemos da educação familiar, outros nos contaminam pelo contato e outros ainda, pela manipulação dos veículos de comunicação em massa por meio dos recursos de propaganda e publicidade.


O mais importante é identificar a carga emocional contida em nossas atitudes ou na falta delas. O fato é que, quanto mais acúmulo, menos energia mental. Se torna ainda mais difícil lidar com o volume de emoções. 

Em casos mais típicos, há um histórico de privações durante a vida e o não desapego das próprias coisas ou das coisas de outros, mesmo que inúteis, quebradas ou desgastadas, porque cada item representa o suor do trabalho duro e trás à tona lembranças das conquistas ou dificuldades desse período. Outras vezes, o resultado é fruto do marketing do consumismo: compras, compras e mais compras, por impulso e carência.  
Existem pessoas que são resistentes à mudança e qualquer alteração no rumo da vida pode desencadear um turbilhão de sentimentos que a impedem de sair do lugar. As situações mais comuns são o endividamento financeiro, insatisfação profissional, a perda de um ente querido e relacionamentos mal resolvidos.

Cuidar de si mesmo, em primeiro lugar, é a solução! Não se trata de egoismo, mas nesse momento é você quem precisa de ajuda. Se você sempre foi altruísta, e este pode ser um dos motivos, as outras pessoas se acomodam, se acostumam a deixar tudo por sua conta e sequer percebem o seu nível de esgotamento. Estando bem, você terá energia e pensamentos mais claros para dividir tarefas, saber dizer não, e estabelecer uma leve rotina pra manter tudo no devido lugar.

Conclusão: parar, pensar, e ser seletivo.  

Se interessar por aqueles ou aquilo que ofereça possibilidades de crescimento pessoal em todos os  sentidos, que sejam fonte de exemplo de como ser melhor. 
 Escolher um modelo não significa copiá-lo e sim, adaptá-lo aos seus princípios, valores e crenças, não fazendo as coisas por fazer ou simplesmente porque você as aprendeu assim. Acredite, pode ser diferente!  

Vale aqui uma liçãozinha:
 "Um rapaz casou-se com uma moça tanto por todas as suas qualidades quanto pelos seus dotes culinários: ela preparava uma peça de carne na panela que era uma maravilha! Um dia, ao chegar em casa, encontrou a moça na cozinha a preparar o jantar e começou a observar. A peça estava toda recheada, temperada com ervas finas e amarrada com um barbante. Antes de levar a carne ao fogo, a moça cortou as duas pontas, jogou fora e colocou o restante para cozinhar em uma panela grande, que já estava no fogão, aquecendo. Ao perceber o desperdício e meio sem jeito, o jovem perguntou a amada o motivo de ter dispensado os pedaços de carne: - não sei, respondeu. Aprendi com minha mãe e ela sempre fez assim! Para evitar constrangimentos, o rapaz então decidiu procurar a sogra e questioná-la sobre a receita: não sei, respondeu. Aprendi com minhã mãe e ela sempre fez assim! Como a avó ainda era viva e bastante lúcida, quem sabe poderia ajudar. Fez a mesma pergunta e qual não foi sua surpresa ao ouvir a resposta: Ah, meu filho, cortávamos as pontas da carne porque não cabia na panela...

Desenvolva o autoconhecimento, tenha determinação e busque ajuda de profissionais especializados. O reflexo será uma maior segurança na tomada de decisões, ganho de tempo, produtividade, mais disposição e coragem, uma vida sob controle em vários aspectos e a realização de superar a si mesmo: eu consigo, cada dia um pouquinho mais!


Por onde começar, então?
 

  • O melhor começo é fazer uma avaliação das suas condições emocionais e físicas. Qualquer tipo de mudança de estado de espírito consome muita energia corporal. 

É importante verificar a quantidade de serotonina presente no sangue, hormônio responsável pelo bem-estar e por elevar o humor. Encontrado cientificamente em toda a natureza, desde picadas de abelha (!) e veneno de escorpião (!), frutas e laticínios
, até grande parte do corpo: no cérebro, nas plaquetas e uma concentração de 80% no intestino. Níveis médios de serotonina, diferentes entre homens e mulheres, determinam se a pessoa está deprimida, propensa à violência, irritada, impulsiva, gulosa e também o fato de repetir os mesmos erros continuamente, em especial de forma indisposta e com desprezo.  


Identificada principalmente pela variação constante de humor,
a queda hormonal pode ser de origem metabólica ou desencadeada por situações de stress, sono insuficiente, desequilíbrio nutricional, tabagismo, bebida alcoólica, cafeína e uso de entorpecentes.


A insuficiência de serotonina no organismo pode resultar principalmente em oscilações emocionais relacionadas ou não à Depressão como carência de emoção racional, baixa autoestima, crises de choro, alterações no sono e na respiração, TPM - tensão pré-menstrual, compulsão alimentar, desinteresse generalizado, pensamentos repetitivos, distonia neuromuscular, transtorno obsessivo compulsivo - TOC, fobias e Mal de Parkinson, só para citar alguns.


Outro distúrbio que pode comprometer o foco é o TDAH adulto, "transtorno de base orgânica, associado a uma disfunção em áreas do córtex cerebral, conhecida como Lobo Pré-Frontal. A
síndrome é caracterizada pela distração, agitação, hiperatividade, impulsividade, esquecimento, desorganização, adiamento crônico, entre outras. Pessoas com TDAH (deficit de atenção), tem dificuldade em manter a concentração, costumam ser agitadas e tem problemas para fazer as coisas até o final. Encontrar esses sintomas em crianças e adultos é comum. Porém, quando se trata do transtorno, as queixas são mais frequentes e os sintomas muito mais intensos. Há diagnóstico e tratamento que podem previnir e aliviar o sofrimento".



Disortografia
Disgraf

Exames de rotina anuais completos, consultas ao oftalmologista, fonoaudiólogo, e a um profisisonal da psiquiatria em casos transtornos psicológicos, servem para diagnosticar e tratar eventuais disfunções orgânicas, causa de dores musculares, problemas
de visão, além de disgrafia/disortografia (dificuldades na escrita ou "letra feia" por defícit perceptivo-motor e fragilidades psicomotoras, envolvendo leitura, soletração, escrita, cálculos matemáticos e coordenação motora,
que afetam a noção de espaço, ritmo e geram transtornos de atenção), ou "mera" falta de vitaminas do complexo B12, por exemplo, que contribuem para a desatenção e o desconforto físico.




  •  Identifique as causas da sua desorganização. Você sempre foi assim ou passou a ser?  

Alguns dos motivos mais comuns: 
resistência à mudança, desmotivação, convívio com pessoas ou ambientes desorganizados, agenda lotada, desequilibrio emocional, autosabotagem, aumento de peso, falta de etiqueta e respeito, indisciplina, consumismo, excesso de responsabilidades, vida permissiva, improvisação, muito tempo ao celular,  computador e jogos, parte do processo criativo, interrupções constantes, apego sentimental, falta de profissionalismo, mágoas e ressentimentos, desânimo, endividamento financeiro e ainda conflitos de cunho religioso podem resultar em baixo desempenho. 

 A desordem pode ser reflexo da falta de energia, gerada pela confusão de pensamentos fixos e pouco produtivos.

As consequências atingem tanto a própria pessoa quanto aquelas que estão ao seu redor, causando sofrimento, insegurança e até raiva. Sem contar o desperdício de tempo, dinheiro, recursos e oportunidades, os acidentes domésticos e de trabalho e a bagunça...



Dose diária de iniciativa!
  • Tenha iniciativa !

Não adianta se preparar para o momento certo, precisa estar pronto a qualquer momento! Com essas poucas informações já dá pra começar, supere a insegurança. Você só precisa se fortalecer de todas as maneiras que estiverem ao seu alcance. Algumas dicas:

Banho de Sol
Procure tomar o sol da manhã (antes das 10) ou então do finalzinho da tarde (após as 16), vai te fazer muito bem!  Se expor ao sol nos horários indicados por no máximo 30 minutos - sem uso do protetor, somente nesse período - tem ação antidepressiva, melhora a circulação sangüínea, fortalece os ossos e dentes, previne câncer de mama e diabetes tipo 2, aumenta a imunidade, melhora o humor e dá mais energia!

Alimentar-se melhor
Das opções que você tiver, escolha as mais saudáveis. Se for o caso, mude o local onde faz suas compras ou refeições, seja alternativo. Além das feiras livres, visite também o sacolão e as chamadas "feiras limpas", onde as frutas, legumes e verduras são vendidas já descascadas, picadas e higienizadas, prontas para consumo. 
Seja firme, mesmo que outras pessoas da família não queiram acompanhar as mudanças. Consulte um nutricionista para uma reeducação alimentar de acordo com os seus hábitos de vida e gostos pessoais. Serão modificadas quantidades, combinações e horários, vale a pena.

Praticar Atividade Física
Tenha um tempo de qualidade, escolha uma atividade que agrade, faça as avaliações médicas e comece logo, opções não faltam: caminhada, bicicleta, hidroginástica, dança, musculação, Pilates, corrida, boxe, etc. 
A intenção é eliminar o sedentarismo, não dá futuro pra ninguém! Se não conseguir sozinho, contrate um Personal Trainner para te acompanhar e manter na linha!


Aproximar-se das boas energias
Identifique pessoas, ambientes e atitudes que sugam sua energia e te deixam "pra baixo" - mantenha-se tão longe delas quanto for possível. Ao contrário, passe a observar aquelas que te deixam feliz e motivado!
Cuide da aparência: faça unhas, cabelo, barba, depilação; use sempre roupas, sapatos e acessórios limpos, confortáveis e que combinem entre si e tragam harmonia de cores e estilo. Basta prestar atenção ao que dispõe no guarda-roupas. Tente aquelas peças que estão guardadas e que nem foram usadas. Conheça novos perfumes, muitas fragrâncias estimulam e dão energia. 
Substitua o tempo parado em frente a televisão e a equipamentos eletrônicos pela companhia do rádio, por uma boa música que alegra, distrai sem te deixar inerte.
Dê atenção ao seu bichinho de estimação, o retorno é inestimável!

Buscar soluções
Pesquise sobre situações que incomodam, procure saber mais a respeito, com mais detalhes. Questões legais podem exigir a experiência de um advogado, como perda de documentos importantes ou renovações, essa é a função deles. Informe-se. Nada de tomar decisões precipitadas, por impulso ou de cabeça quente. Tenha os pés no chão. Assim que estiver em condições físicas e psicológicas poderá tomar providências.

Dar os primeiros passos rumo à organização pessoal
Como essas atividades demandam tempo e concentração, deixe preparada de véspera a refeição para o dia e evite distrações como o uso do celular. Tome um banho antes de começar, sendo 5 minutos em água quente e 3 em água fria (coragem!) para ativar a circulação. 

Tome um fôlego de vez em quando, vá fazendo pequenas pausas, respire fundo, alongue-se, coma ou beba alguma coisa saudável em intervalos de tempo razoáveis, para dar energia. Organizar mexe como o emocional: pode dar tontura, mal estar, dores, desânimo.. Ou inversamente, pode te deixar satisfeito, feliz, orgulhoso! Cada um reage de um jeito. Sabendo disso você já se previne. Não caia na tentação de querer arrumar outros lugares ao mesmo tempo, por ansiedade. Mantenha-se firme, sem desespero, vá até o fim, nem que leve o dia todo. Se não conseguir num único dia, descanse e retome de onde parou no dia seguinte, mas termine com louvor!

De certa forma, tudo o que se pretende organizar (ou seja, manter guardado, de forma ordenada, em lugar adequado), precisa estar limpo, em condições de uso - sem nada quebrado, solto ou amontoado. Portanto, o ideal é que se comece pela lavanderia, onde se concentram as atividades de limpeza. Tire fotos da disposição atual para poder comparar os resultados quando terminar ou, se quiser, para não se confundir ao retornar as coisas para o mesmo lugar.

Tenha em mãos as "ferramentas" para o trabalho. Reúna acessórios como baldes, bacias, esponjas, escovas, produtos de limpeza, luvas, panos, chinelo ou bota, cestos, vassoura e rodo - todos limpos e em quantidade suficiente - mesmo as embalagens dos produtos de limpeza, lave-as com água e sabão, se necessárioDetalhe: tenha baldes separados para uso com roupas e na limpeza geral. Misturar o uso dos baldes pode contaminar a roupa com bactérias e fungos acumulados na água ou nas paredes e alça do recipiente.

Reserve ao alcance das mãos uma chave de fenda, uma outra de ponta cruz ("Phillips") e um alicate médio para reapertos e pequenas manutenções.

Limpe o tanque e o varal. Jogue algum produto desentupidor nos ralos e pia, siga as instruções de aplicação e deixe agir de um dia para o outro, serve para que a sujeira possa escoar com facilidade. Caso tenha tubulação de gás, feche o registro, por segurança. Inspecione a rede elétrica, tomadas devem estar funcionando, substitua lâmpadas queimadas para não comprometer a qualidade da iluminação. O mesmo vale para as torneiras, que devem fechar sem muito esforço e não ficar pingando... Lubrifique portas e janelas do local, é importante ter boa ventilação. Nada de improvisos, faça com capricho. Feito isso, seu ambiente está preparado para ser usado!  

Antes de mais nada, circule pela casa e veja se há algum item que pertence à lavanderia fora do lugar, recolha-o. Dê uma geral na própria lavanderia de maneira a abrir espaço: separe roupas, calçados, tralhas, bolsas, brinquedos, etc, - sujos, limpos e que precisem de pequenos reparos - em cestos, caixas ou como for melhor. 

Dispense produtos vencidos, panos de limpeza ressecados e esponjas muito velhas. Verifique se não há frascos furados ou com vazamento, sem tampa ou identificação do produto. Devolva ao lugar certo da casa itens que não deveriam estar ali, inclusive os emprestados. Separe o que possa ser doado ou reciclado: pense bem, não guarde ou recicle apenas por preguiça - decida com consciência.  
Tire todo o lixo, desocupe o máximo possível.

Limpe as máquinas de lavar - inclusive o filtro e as mangueiras - e secar, tábua de passar e ferro, arrume prateleiras e armários. Se algo estiver quebrado ou solto, conserte. Apertar um parafuso não mata ninguém!  
Limpe do teto ao chão, sem esquecer as paredes - cuidado para não molhar as instalações elétricas !!

Agrupe os itens que serão guardados de acordo com a utilidade: prendedores de roupa, cabides, ferramentas, etc. Limpe-os ou lave-os, como for conveniente e guarde-os após secarem em recipientes adequados a quantidade, tamanho e peso, de preferência transparentes ou etiquetados. 

Observe os espaços disponíveis e rearranje as coisas. Distribua tudo entre as prateleiras e os armários - se não tiver nenhum, pense na possibilidade de adquirir gaveteiros de plástico para facilitar. Pendure suporte para as vassouras e outros itens que achar viável. 

Estude as possibilidades de poupar espaço:  
trocando vários frascos pequenos do mesmo produto por um único, maior, tal as embalagens de 2 ou 5 litros, desde que dosado o uso para evitar desperdícios; comprando produtos mais versáteis ou concentrados, ao invés de um específico para cada tipo de sujeira: recomendo, por experiência (não recebo nada pela indicação!), o saponáceo cremoso ("Sapóleo, CIF"), o Ajax, os limpa-vidro de coloração azul e o sabão em barra das marcas IPÊ ou Brilhante.   

Lembre-se de dispor os itens utilizados com mais frequência na frente e os menos utilizados no fundo. Não precisa ser necessariamente na disposição em que estavam: esse é o segredo, aproveitamento e otimização do espaço! 

Coloque as roupas sujas pra lavar, passe e guarde as demais. Se preferir, pode priorizar a lavagem enquanto faz a arrumação e reaproveitar a água do enxágue para lavar outros itens no tanque. 

Limpe ou lave todos os acessórios utilizados no dia antes de guardar, sempre, inclusive baldes, panos, vassouras e aspirador de pó. Assim a sensação de organização e método comecará a fezer efeito!

Providencie um tapete antiderrapante na entrada da lavanderia para manter o ambiente limpo e secar os pés ao sair. 

Parabéns, você conseguiu! 
Agora é só se disciplinar para usar e devolver as coisas ao devido lugar, evitar acúmulos de bagunça no ambiente arrumado e partir para o próximo desafio da casa! 

Se precisar de apoio, procure a orientação de um organizador profissional. Diferentemente do trabalho doméstico rotineiro, sua função é oferecer soluções de espaço, catalogação e agrupamento de itens e organização em geral (emails, documentos, coleções, escritórios, ateliers, residências) para promover maior aproveitamento de recursos, evitar desperdícios e dar apoio emocional para manter tudo em ordem!  

Cris Rocha
Organizadora Profissional 


2 comentários:

  1. LEGAL GOSTEI MUITO,QUANDO VOCE PUDER ENSINA AS PESSOAS A TER EQUILIBRIO NAS CONTA PARA CHEGAR NO FIM DE ANO SEM ESTA NO VERMELHO,BJOS

    ResponderExcluir

Esperamos uma nova visita em breve !