Páginas

domingo, 20 de janeiro de 2013

Diferença entre Sentimento e Emoção





  Os sentimentos seriam ações decorrentes de decisões tomadas por uma pessoa. Por exemplo, o amor é o ato de sempre decidir pelo bem a favor do outro ou algo, independente das circunstâncias.

As sensações físicas sentidas surgem como consequência da decisão de amar. Essas sensações que uma pessoa sente por outra são apenas emoções (sensações corporais), consequentes do instinto que a levou sentir atração física pela outra.

Portanto, a emoção é uma experiência de duração mais breve, e é acompanhada por componentes físicos, motores e glandulares. O sentimento está ligado ao conjunto de crenças e à estrutura do pensamento, enquanto que a emoção está no corpo, são sensações físicas. A ligação entre sentimento e emoção é tão intensa e completa que os dois se fundem, fazendo com que o homem se torne um ser único e indivisível.

Todas as pessoas têm em graus variados, uma inconsciência do que sente. Quanto mais consciente se tornem esses sentimentos, mais as pessoas podem conviver com experiências emocionais. Não podemos observar um sentimento, mas sim os efeitos que ele produz (corpo). Quando você está triste seu estômago está triste, quando você está alegre seu estômago também está, e é assim para todas as partes do corpo.



Fica claro que, à medida que somos capazes de descarregar nossos sentimentos, associando às lembranças específicas, eles perdem o poder de atormentar, pois se forem negados, guardados, temidos, usados defensivamente e afastados se transformarão em doença.


Assumir os sentimentos é um dos passos para a maturidade e para saber lidar com os próprios estados emocionais. O sentimento faz parte da vida do indivíduo, ele é individual, único e intransferível, não podemos sentir pelo outro e nem saber exatamente o que o outro está sentindo. Somente o dono do sentimento sabe de onde ele vem, que nome ele tem e como pode encará-lo.

Agora que você já sabe a diferença, fale de seus sentimentos e viva melhor com suas emoções!!!

Edileine Sanches
Psicóloga

Um comentário:

  1. Mente e corpo: sentimentos /emoções que nos fazem únicos!
    Gostei Edileine!

    ResponderExcluir

Esperamos uma nova visita em breve !