Páginas

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Credencial Estacionamento Idoso/Deficiente/Gestante/Bebê


CARTAO ESTACIONAMENTO PARA VAGA ESPECIAL
Exclusivas para Idosos, Deficientes Físicos e Gestantes

Defis / Idoso e Gestante / Bebê





As vagas especiais, previstas nas Leis Federais 10.098/00 e 10.741/03, são destinadas aos veículos conduzidos ou que transportem pessoas portadoras de deficiência/comprometimento visual ou mental, com mobilidade física reduzida - permanente ou temporária – proprietárias ou não do automóvel, de modo a promover a acessibilidade e facilitar sua locomoção.  Os estacionamentos regulamentados de uso público, vias e logradouros de todo o país, são obrigados a reservar 2% das vagas disponíveis para portadores de necessidades especiais e 5% para idosos – considerados a partir de 60 anos.

O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) regulamenta e padroniza a demarcação das vagas, as sinalizações horizontal (solo) e vertical (placas) e também o modelo da credencial, documento de porte obrigatório, adotado tanto para identificação do veículo que estiver sendo utilizado quanto do beneficiário. Precisará apenas estar visível no painel do carro e não mais colado e fixo, como os antigos e limitantes adesivos, que não estão mais em vigor e devem ser substituídos mediante novo cadastramento, trazendo maior privacidade e garantia de direitos.

A credencial é pessoal e intransferível, gratuita e tem validade em todo o território nacional, sendo cinco anos para idosos ou pessoas com deficiência locomotora permanente e, em situações de invalidez temporária, o período será determinado conforme laudo médico. Vencido o prazo, a renovação é necessária. Se o interessado não possuir CNH, o benefício pode ser estendido aos seus condutores (pais ou responsáveis). **O munícipio de São Bernardo do Campo adotou a validade permanente !

 
Pode ser utilizada nas vagas demarcadas com o Símbolo Internacional de Acesso em estabelecimentos comerciais como supermercados, shoppings, etc, reservadas para uso exclusivo. Ser credenciado, porém, não dá ao usuário direito à gratuidade no estacionamento, quer público ou particular pago, apenas preferência. Portanto, nas áreas rotativas, estilo Zona Azul, a autorização só tem validade com o ticket pago e pelo tempo permitido, de acordo com as regras de cada Município! Utilizar-se de vagas em desacordo com as normas é considerada infração leve que prevê multa de R$ 53,21, três pontos na CNH e remoção do veículo.

O cartão será apreendido, suspenso ou cancelado se constatado o uso indevido ou irregular:

·         Empréstimo de cartão a terceiros;
·         Cópia;
·         Com rasuras ou falsificado;
·         Com validade vencida;
·         Em desacordo com as regras previstas em Lei.


Obtenção da 2ª via da credencial:

  • ·         Por perda, roubo ou furto: necessária a apresentação da cópia do Boletim de Ocorrência onde deve constar o nome completo do titular do cartão e o ocorrido – perda, roubo ou furto;
  • ·         Por danificação: é necessário apresentar o cartão danificado. Se o titular não estiver mais de posse do cartão danificado, será necessária a apresentação do Boletim de Ocorrência constando o nome do titular do cartão e o dano ocorrido.


  
REQUISITOS, DOCUMENTOS E LOCAIS DE CREDENCIAMENTO NO ABC

IDOSO

  • ·         Ter idade igual ou superior a 60 anos – comprovada por documento hábil;
  • ·         Morar no Município onde será cadastrado;
  • ·         Apresentar documentos originais: 
    • RG, CPF, CNH – se habilitado, 
    • comprovante de residência;
·         Caso não possa comparecer pessoalmente ao local do cadastramento, providenciar Procuração para o responsável, com firma reconhecida e anexar os documentos pessoais e de endereço originais, mencionados acima.

PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

  • ·         Portadores de deficiência física ambulatória no (s) membro (s) inferiores;
  • ·         Portadores de deficiência física ambulatória autônoma, decorrente de incapacidade mental – se não puder assinar, há necessidade de apresentação de documentos de representação legal: Interdição, Curatela ou Procuração;
  • ·         Pessoas com mobilidade física reduzida temporária, com alto grau de comprometimento ambulatório, inclusive as com deficiência de ambulação – temporária – mediante solicitação médica.
  • ·         Apresentar o Formulário de requerimento do Cartão Preenchido – disponível via internet;
  • ·         Apresentar Formulário de atestado médico (laudo) que comprove a deficiência física ambulatória ou a mobilidade reduzida, contendo a respectiva indicação de acordo com o Código Internacional de Doenças (CID), o carimbo, o CRM e a assinatura do médico, com data de emissão não superior a três meses. O requerente pode optar por entregar o formulário original, uma cópia autenticada ou apresentar o original acompanhado de uma cópia simples.
  • ·         Cópia simples do RG ou documento equivalente do interessado e de seu representante – quando for o caso – mais cópia simples do documento que comprove a representação legal, comprovante de endereço.

GESTANTES E BEBÊS (Lei 15.763 de 20-05-13)
A validade da credencial para gestantes é até a data prevista para o parto
A validade da credencial para bebês é até a data do aniversário de um ano da criança

A Lei determina que os estabelecimentos disponham de uma vaga especial para gestante e mulheres com criança de colo a cada 250 vagas disponíveis para os clientes, porém na prática... O ideal é procurar se informar durante as visitas aos shoppings e supermercados. Não há demarcação de vaga especial para gestantes e também não é permitido o uso das vagas reservadas a idosos e deficientes físicos como alternativa pelas gestantes. A infração é passível de multa, mesmo que funcionários desavisados assim orientem.
  • A gestante deve apresentar:
    • Declaração médica de profissional obstetra que comprove período de gestação de no mínimo 20 semanas (5 meses) ou mais e a provável data prevista para o parto;
    • Documentos pessoais como RG ou CNH (a solicitante não precisa obrigatoriamente ser habilitada, caso não seja basta que a credencial esteja visível no painel do veículo utilizado)

  • Bebês (após o nascimento, substituir a credencial anterior, de gestante)
    • Certidão de Nascimento;
    • Documentos pessoais do responsável RG ou CNH;
    • Exigida a presença do bebê como prova de vida.

São Bernardo do Campo

O Município aprovou uma lei que garante o benefício do estacionamento rotativo gratuito a qualquer pessoa portadora de deficiência, residente ou não no município, desde que possua a credencial padrão (CONTRAN).  Idosos também recebem credencial, que garante vagas preferenciais, no entanto, não serão isentados do valor de tarifa de permanência. 

A emissão demora em torno de 30 dias e o município adotou a validade permanente !

Locais de Atendimento:
(O convênio com o Cartão Legal para emissão das credenciais de vaga especial não existe mais)
REDE FÁCIL
Centro
Praça Samuel Sabatini, 50
Horário: segunda a sexta-feira das 7h às 19h, sábados, das 7h às 13h.
Bairro Assunção
Avenida Robert Kennedy, 3.438
Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Riacho Grande
Avenida Araguaia, 265
Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Bairro Alvarenga
Estrada dos Alvarenga, 5.815
Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
SOLICITAÇÃO ONLINE SBCAMPO
Para solicitar e emitir os cartões virtualmente, basta acessar o site da Prefeitura: www.saobernardo.sp.gov.br, clicar em “Processos Administrativos” e em seguida em “Cadastro de Usuários”. O usuário então deve preencher o campo “CPF” e as demais informações solicitadas e salvar. Um e-mail de confirmação será enviado ao endereço apontado. Após esse processo, basta fazer o login, clicar em “Serviços Online”, “Cartão Nacional” e “Abrir Processo”. Por fim, é só anexar os arquivos necessários e enviar a solicitação.

Santo André

PREFEITURA
Departamento Segurança de Trânsito
Rua Catequese, 227 - Bairro Jardim
Horário: segunda a sexta-feira das 8:30h às 17h, não atende aos sábados.
Tel. 4468-4424

São Caetano do Sul

O Município promove uma ação de gratuidade do estacionamento rotativo para idosos acima de 65 anos, por meio do Programa Amigo do Idoso – PAI. Além da credencial (CONTRAN) será necessário um cadastro para receber um adesivo específico, que colado no vidro garante o beneficio. Os idosos com menos de 65 anos tem a preferência pelas vagas preservada, mas precisam pagar normalmente pela cobrança do sistema rotativo.

Rua Major Carlos Del Prete, 651 – Centro – SCSul
Horários: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12 h.
Tel. 4227-7600

56 comentários:

  1. Ola, que vantagem eu levo, tenho 62 anos, tive que tirar, o cartão de idoso para estacionar, tenho que pagar a zona azul, net sempre a vaga de idosos esta livre,
    Alem de pagar pelo cartão, que só dura um ano, posso parar nas vagas de idosos no shopping, mas também pago, nao vi nenhuma vantagem por ser idosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marly !
      Em São Bernardo, infelizmente, as vagas para idosos são cobradas, mas a credencial é válida em todo o país. Em alguns outros municípios, a vaga é preferencial e gratuita !

      Excluir
  2. A Vantagem é que vai ser mais fácil encontrar vagas e ficam próximas de locais de interesse.
    Aproveite este benefício.
    Maria

    ResponderExcluir
  3. OLA TENHO MEU PAI QUE É DEFICIENTE FÍSICO E TEMOS ASSISTÊNCIA MEDICA DOMICILIAR COM VISITAS DIÁRIAS DE PROFISSIONAIS COMO MEDICO, FISIOTERAPEUTA ENFERMAGEM E ATE DE AMBULÂNCIAS PARA REMOÇÕES.
    POREM A FRENTE DA MINHA CASA VIVE SEMPRE OCUPADAS COM CARROS DE VIZINHOS.
    GOSTARIA DE SABER COMO PEDIR PARA QUE SEJA PINTADO O SÍMBOLO INTERNACIONAL DE DEFICIENTE EM FRETE A MINHA CASA E QUAIS SÃO OS PROCEDIMENTOS LEGAIS, SERIA POSSÍVEL FAZER A SOLICITAÇÃO?
    POR FAVOR NOS AJUDEM NÃO AGUENTAMOS MAIS ESTE TRANSTORNO, AS VEZES TEMOS QUE CARREGA-LO METROS DEBAIXO DE CHUVA ATE O VEICULO OU AMBULÂNCIA.
    OBS,, MORO EM SÃO BERNARDO DO CAMPO
    GRATO= ATENC, CLEIDE ZEFERINO LIMA LIMA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vicente/Cleide,
      Que transtorno e falta de respeito !
      A Prefeitura é responsável por essa sinalização especial.
      Está disponível um aplicativo para celular, na loja Google Play, chamado VcSBC. É um aplicativo gratuito para acesso para vários serviços públicos municipais. Basta baixar e fazer sua solicitação no tópico "Vias Públicas e Trânsito", subcategoria "Autorização para Estacionamento Especial", mediante cadastro prévio. Ou solicitar pessoalmente na Rede Fácil de Atendimento da Prefeitura, no Paço Municipal de São Bernardo.

      Excluir
  4. O portador de Cancer tem direito a credencial?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Júlio César,
      O portador de Câncer tem sim direito a credencial e a isenção de impostos na compra de veículo novo. Acesse a Cartilha de Direitos do Paciente com Câncer, no link ao final da página.

      Excluir
  5. Que interessante, quer dizer que por eu ter credencial de deficiente tenho direito a estacionar gratuito em rotativo de SBC, mesmo eu sendo de Santo André? Aqui é pago. Muito legal saber isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mc,
      Sim, você pode aproveitar a gratuidade !!
      Só fique atento, cada Município tem a sua regulamentação e pode ou não ser cobrado...
      Obrigada pela visita !

      Excluir
  6. Cartão do idoso e uma forma de extorquir, verbas, das pessoas no pior momento financeiro de um ser Humano, a aposentadoria .
    Vejamos se eu sou Brasileiro tenho Carteira de identidade , Carta de motorista, porque eu tenho que provar que tenho mais de 60 anos , a copia da carta de motorista fixada no para-brisa, do veiculo, não teria o mesmo efeito.
    Nota : porque o pessoal que regulamenta o transito não cria uma placa de veiculo que identifique os usuários com necessidades especiais e idosos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo !
      Entendo sua indignação, mas há muitos fatores previstos Legalmente envolvidos na questão da gratuidade. A sugestão de uma placa especial é interessante ! O único problema é se eventualmente precisar usar outro veículo... foi esse um dos motivos de os adesivos de identificação terem sido substituídos por credenciais em cartão, porque o autorizado é o idoso e não o veículo, percebe ? Quanto a cópia dos documentos pessoais é impensável, pela exposição dos seus dados, que vai além da comprovação da idade...

      Excluir
  7. Minha filha tem três anos e é autista, toma risperidona (antipsicótico) devido às crises, como autismo é um transtorno neurologico e sem a medicação fica impossível conter, tenho direito??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anonimo,
      Por gentileza, consulte a Cartilha dos Direitos das Pessoas com Autismo, disponível no link ao final da página e veja se o seu caso preenche os requisitos para transporte gratuito ou especial.

      Excluir
    2. Unknown, tem sim quem é autista.

      Excluir
  8. Para fazer o cartão do idoso tem que pagar alguma taxa?

    ResponderExcluir
  9. Oi Karyne !
    A credencial é gratuita, só apresentar a documentação nos locais autorizados.

    ResponderExcluir
  10. Oi Cris.

    Tenho avós idosos, e residimos em Diadema, onde posso requirir esta autorização?

    ResponderExcluir
  11. Olá Anônimo !
    Em Diadema os cartões estão sendo emitidos no Poupatempo: Rua Amélia Eugênio, 397 - Centro

    ResponderExcluir
  12. em são bernardo, onde são emitidos os cartões para estacionamento de idosos?

    ResponderExcluir
  13. Oi Aparecida,
    Por gentileza, consulte o texto no item "Requisitos, Documentos e Locais de Credenciamento no ABC - Cartão Legal". Obrigada pela visita !

    ResponderExcluir
  14. A vaga preferencial nos rotativos de sbc é gratuita mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,
      ATENCAO: vaga preferencial nos rotativos EM SBC é gratuita APENAS para a Credencial de DEFICIENTE, residente ou nao no municipio. Idosos tem vaga demarcada, mas pagam normalmente.
      Obrigada pela visita !

      Excluir
  15. Preenchi o requerimento de cartão nacional idoso, e agora onde entrego aqui em santo andré sp.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valdomiro,
      Por gentileza, consulte o texto no item "Requisitos, Documentos e Locais de Credenciamento no ABC - Santo André". O endereço agora está atualizado.
      Obrigada pela visita !

      Excluir
  16. Em Nova Friburgo,RJ começou com vagas especiais mas agora idosos pode estacionar em qualquer vaga gratuito.

    ResponderExcluir
  17. Oi Noel,
    Que legal! imagino que deva facilitar bastante, agradeço a delicadeza de compartilhar a informação. Obrigada pela visita !

    ResponderExcluir
  18. Olá Cris!!
    Resido durante a semana em outro Estado, chegando a São Paulo somente o inicio da noite da Sexta-feira, poderia informar se o Cartão Legal de S. B. Campo, atende aos sábados para credenciamento?
    Fico no aguardo do retorno.
    Grato
    LIONEL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lionel,
      Sim, em SBC atendem aos sábados, por meio periodo. Consulte por gentileza o texto, no item "Requisitos, Documentos e Locais de Credenciamento no ABC" para endereço e horário de atendimento. Você também pode solicitar autorizando outra pessoa a comparecer no seu lugar, como representante legal, por meio de procuração. Obrigada pela visita !

      Excluir
  19. Olá!
    O laudo tem que ser do médico do DETRAN ou pode ser do meu médico?
    Obrigada.
    Gisele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gisele,
      Para emissão da credencial de estacionamento é necessário um laudo de avaliação médica onde conste o tipo de deficiência detalhada do portador e seu enquadramento legal, carimbado (CRM) e assinado por profissional de saúde habilitado na área de deficiência do paciente, que pode ser o médico que o acompanha. O laudo do Detran só é exigido para usufruir dos benefícios de isenção na compra de automóveis. Obrigada pela visita !

      Excluir
  20. Olá Cris Rocha,

    Tenho deficiência física permanente; anquilose de joelho esquerdo e quadril direito. Renovei meu cartão para estacionamento em fevereiro de 2016 e fiquei surpreso com o prazo de validade, apenas 06 meses. Meu cartão antigo tinha prazo de 03 anos.
    Se a cada seis meses eu tiver que pagar consulta médica + laudo (os médicos não escrevem nada sem ganhar), vai ficar mais fácil e mais barato pagar o estacionamento. Gostaria de saber por quê um prazo tão mínimo.

    Antonio Donizeti Martins.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Antonio,
      A validade do Cartão DeFis para Vagas de Estacionamento para pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida é variável dependendo da deficiência ser temporária ou permanente, variando de 2 meses até 5 anos. Como a sua deficiência física é permanente e você tem laudo anterior que comprova, talvez seja interessante procurar orientação jurídica. Obrigada pela visita !

      Excluir
  21. Oi,
    Eu tenho o cartão de idoso. Qual é o procedimento para trocar para o de deficiente físico. Moro em Santo André. Fiquei sabendo que a partir de março de 2016, em Santo André, vagas de deficiente não paga, será vdd??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gilvan,
      A informação que tenho é que as vagas especiais, em SANTO ANDRE, são gratuitas para idosos e deficientes desde Dezembro de 2015 !
      A credencial de estacionamento Defis é um benefício, só é emitida para quem se enquadra nas condições legais de necessidades especiais, não tem como "trocar". Se esse for o seu caso, precisa apresentar a documentação exigida e o laudo médico. Obrigada pela visita !

      Excluir
  22. Oi, tenho um filho com síndrome Down 1 ano idade, tem direito ao cartão estacionamento? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila,
      Os portadores da Síndrome de Down tem vários direitos assegurados, inclusive o cartão de estacionamento. Por favor, consulte o link no final da página "Direitos dos Pacientes com Necessidades Especiais". Obrigada pela visita !

      Excluir
  23. tenho cartao de idoso de Sao Paulo, ele é válido no ABC?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,
      Sim, o cartão de estacionamento concede o direito da vaga especial em todo o território Nacional, desde que não esteja vencido. Obrigada pela visita !

      Excluir
  24. Não encontro endereço aqui em São Vicente que faça este serviço. A Alguém Saberia Dizer Por Favor ?
    Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jane,
      Em São Vicente, a credencial de estacionamento é emitida pela SETRANS: Rua Theotônio Gonçalves Corvello, 532 - Cidade Náutica. Horário de Atendimento das 8:30h às 16:30h, não atende aos sábados. Tel. (13) 3465-9000. Obrigada pela visita !

      Excluir
  25. Eu acho que a Cris saiu.....ninguém mais responde!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anonimo,
      Peço desculpas a você e aos demais leitores pela falta temporária de atenção... tenho outras atividades, não consigo me dedicar ao Blog em tempo integral. Agradeço muito a participação de todos, seja esclarecendo dúvidas, atualizando endereços ou benefícios por município, enriquece demais o conteúdo do Blog e ajuda a divulgar as informações! Obrigada pela visita !

      Excluir
  26. Boa tarde!
    Poderia me dizer se em Diadema tem? E qual o site ou uma credencial que eu possa procurar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,
      Sim, no município de Diadema o cartão de estacionamento é emitido no Poupatempo. Em comentários anteriores aqui do blog você encontra o endereço. Obrigada pela visita !

      Excluir
  27. COmo faço para conseguir o laudo? EM q medico devo ir? DO sus particular ou detran? Será q tenho direito. SOu portadora de condromalacia niver 4 nos dois joelhos e osteocondrite. Também nasci com o femour sem espaço para rotula, em consequenci disso desloco o joelho ao descer escadas e lugares com desnivel. Por causa disso quebrei o joelho e já não flexiono mais e uma perna ficou encurtada. Será q isso justifica? Onde devo ir. Obrigada por qualquer esclarecimento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Livia,
      Por gentileza, consulta os comentários anteriores com relação ao laudo médico, ao grau de restrição de mobilidade e alguns outros esclarecimentos, tem bastante informação. A documentação necessária está detalhada na matéria, item "Requisitos, Documentos e Locais de Credenciamento no ABC". O endereço da solicitação da credencial depende do município em que você mora. Via de regra, os atendimentos são na Prefeitura, Secretarias de Transito, Atendimento ao Idoso e também no Poupatempo. Obrigada pela visita !

      Excluir
  28. Se a vaga do idoso estiver ocupado posso ocupar qualquer vaga existente?

    ResponderExcluir
  29. Olá Anônimo,
    Nao, vagas demarcadas para idosos e deficientes são exclusivas para a respectiva categoria. Idoso não pode se servir da vaga para deficientes e vice-versa. Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  30. Foi renovar meu cartão, pois tinha vencido.Agora já faz uns 3 meses que ainda não saiu, a moça pediu para olhar no site de São Bernardo, mas quando entro sempre esta em situação de andamento.O que devo fazer ?

    ResponderExcluir
  31. Boa noite. Gostaria de saber se pelo o fato de eu ser surda unilateral e tambem ter paralisia facial;se tenho direito no beneficio de gratuidade em passagns de onibus,e tambem na carteira de estaccionamento,obrigada

    ResponderExcluir
  32. Bom dia! Vamos ser claros; Idoso neste país não tem direito a nada, somente pagar impostos absurdos para continuar sobrevivendo. Essas regalias fictícias foram criadas com intuito de sarcasmo ao cidadão idoso. Por isso seremos sempre um país terceiro mundista.

    ResponderExcluir
  33. Olá BOM DIA

    Minha mãe é idosa e estou querendo tirar o cartão do idoso pois eu quem dirijo o automóvel.

    Porém a CNH dela está vencida, ela não tem como renovar pois tem varios problemas de diabetes e hemodialise. Eu posso tirar no nome dela com a carteira CNH vencida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anonimo...
      O idoso tem direito a vaga especial, sendo habilitado ou não. Sua mãe pode solicitar a credencial pessoalmente ou autorizar um procurador.

      Obrigada pela visita!

      Excluir
    2. Estar com o documento de habilitação vencido não interfere no direito de uso da vaga, outra pessoa pode conduzir o veiculo para o idoso.

      Excluir

Esperamos uma nova visita em breve !